domingo, 21 de julho de 2013

Tudo sobre aspiração...


Olá pessoal,hoje vou falar um pouco sobre aspiração, pois vi que muitas pessoas tem duvidas,querem saber o que é exatamente, aspiram, e sequer tem a noção dos riscos. Então para todos entenderem direitinho fiz um resumindo de algumas pesquisa e juntei com tudo que já sei.

Aspiração melhora a respiração?

Algumas patologias provocam a retenção de secreções nas vias respiratórias (faringe, traqueia ou brônquios), já que os doentes não conseguem eliminá-las de forma activa através da tosse e da expectoração. Nestes casos, devem ser eliminadas de forma artificial mediante sistemas de sucção ou aspiração.

O que é a aspiração de secreções?

A aspiração de secreções consiste na eliminação das mucosidades respiratórias retidas, através de um equipamento aspirador especialmente desenhado para isso. Por meio da eliminação das secreções produzidas consegue-se manter a permeabilidade das vias respiratórias para favorecer o intercâmbio gasoso pulmonar e evitar pneumonias causadas pela acumulação de mucosidade. Uma aspiração óptima de secreções é de vital importância.

A utilização domiciliária da aspiração de secreções permite muitas vezes evitar internamentos hospitalares derivados das obstruções produzidas pela acumulação de mucosidade, com o qual se consegue uma melhoria significativa da qualidade de vida do doente.

Que tipo de doentes podem necessitar de aspiração?

Diversos tipos de doentes respiratórios e otorrinolaringológicos podem beneficiar-se da aspiração:

Doentes traqueostomizados
Doentes neurológicos
Doentes com transtornos neuromusculares
Doentes que necessitam de uma hidratação específica
Doentes incapacitados ou inconscientes
Doentes com patologias otorrinolaringológicas
Doentes com secreções especialmente abundantes e espessas; por exemplo, no caso de edema pulmonar ou fibrose quística

Quais são as precauções a tomar ao realizar uma aspiração?

Dever-se ter em conta sempre que a aspiração em si é uma técnica agressiva. Portanto, são necessárias algumas precauções ao realizá-la: estar calmo, hiperventilar previamente para evitar a hipoxia, aplicá-la em tempos curtos de aspiração, utilizar técnicas assépticas, etc.

O que fazer com as secreções aspiradas?

Os aspiradores de secreções integram garrafas receptoras especialmente desenhadas para evitar a contaminação do ambiente do doente com as secreções recolhidas. As garrafas podem ser reutilizáveis, em cujo caso são muito fáceis de lavar, mas há uma tendência cada vez maior de uso de garrafas descartáveis, que garantem ao máximo a higiene na realização da aspiração.

As secreções recolhidas podem ser eliminadas na sanita, desinfectando-as previamente, durante 20 minutos, com um pouco de lixívia no caso de risco de infecção. A higiene posterior do vaso receptor é importante: deve ser lavado e desinfectado sempre depois de cada uso.

O equipamento de aspiração pode ser utilizado fora de casa?

Alguns equipamentos de aspiração dispõem de baterias de até 45 minutos de duração, o que permite varias aspirações sem necessidade de acesso a uma fonte de alimentação eléctrica.Mas não encontrei nenhum aqui Brasil,mas achei uma solução um aspirador manual;importado é claro,mas muito bom,fácil de carregar,e super útil.

A aspiração é incómoda?

Os equipamentos de aspiração dispõem de reguladores da pressão de vácuo, que permitem ajustar a força de sucção à sensibilidade do doente, evitando qualquer tipo de desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário