quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Artes & argila



A argila é uma espécie de barro específico para modelar. O uso deste material em nossas aulas de Artes permite aos alunos colocar em funcionamento todo o sistema nervoso e até muscular, trabalhando sua percepção e psicomotricidade: fatores importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo. Considerando também que esta é uma atividade onde expressam emoções, que proporciona momentos de relaxamento e promove a integração do grupo.
Quando transformam um pedaço de argila em um animal, objeto ou boneco os alunos sentem-se mágicos por criarem, com suas próprias mãos, alguma coisa de onde antes só havia um punhado de massa. Desenvolver as habilidades inventivas exige de nós diferentes atitudes ora certo afastamento para deixar que tomem as decisões artísticas sozinhos, apenas estimulando a criatividade com questões provocantes.

Em outros momentos, é preciso instrução prática, quando necessitamos ensinar a usar os materiais que oferecemos a eles ou ao proporcionar aos alunos experiências concretas de exploração que possam ser aproveitadas nas aventuras criativas. Sem ter visto, ouvido e participado das muitas maravilhas do mundo, a criança não possuirá uma base sobre a qual construir ou imaginar.

Proporcionar tais experiências significa fazer, por exemplo, longas e cuidadosas observações das pessoas, objetos e lugares, conversar bastante e saber ouvir e responder à curiosidade de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário