quarta-feira, 14 de abril de 2010

IX Bienal Internacional do Livro de Fortaleza:



"[...] tento, com a maior insistência, embora com tão

precário resultado (como se tornou evidente), incorporar

a linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo à

língua com que ganho a vida nas folhas impressas. Não

que o faça por novidade, apenas por necessidade.

Meu parente José de Alencar quase um século atrás vivia brigando por isso e fez escola."

Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE, no dia 17 de novembro de 1910, filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani"), e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito nessa época.


“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
                                                                               (Bamberger)



2 comentários:

  1. Meu filho, você é muito especial, é minha estrela guia, te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei uma riqueza esse passeio cultural que o Lucas fez em 2010. Tenho uma filha de 4 aninhos e, desde os 2 anos, que a levo comigo para as bienais de Livro... e ela, simplesmente, adora!!! Parabéns, Lucas, pela postagem de assunto tão interessante. Rachel foi um fenômeno literário, traduziu cerca de meia centena de obras relevantes da Literatura Mundial e, apesar de ser uma escritora renomada, nunca teve crises de estrelismo. Muito pelo contrário: ao longo de sua vida, sempre manteve a simplicidade. Que a sabedoria e a simplicidade estejam, também, sempre presentes em sua vida, Lucas!!!

    Abraços, Rita Brígido

    ResponderExcluir